Como conviver com o Diabetes?

programa-vencendo-a-diabetesO diabetes é uma doença que atinge grande parte da população mundial, e a maioria das pessoas tem dúvidas sobre como manter hábitos de vida saudáveis, para que possam levar uma vida o mais normal possível.

Primeiramente, é necessário desmistificar o pensamento que muitas pessoas tem, de que quando se recebe o diagnóstico de diabetes, a pessoa está recendo uma sentença de uma vida sem graça.

Na realidade, como o diabetes é uma doença crônica, é necessário ter alguns cuidados especiais durante o dia a dia, para que o quadro não se agrave.

Segundo o Dr rocha, algumas pessoas acabam tendo complicações de saúde devido ao fato de não seguirem as recomendações de seus médicos.

Veja abaixo algumas dicas valiosas para quem quer levar uma vida com qualidade e com a diabetes controlada:

Alimentação adequada: Não é a toa que os médicos e nutricionistas estudam tanto o metabolismo de um diabético, a fim de saber quais são os melhores alimentos a ser consumidos.

Então, é necessário que a pessoa diabética tenha cautela com a sua alimentação, e tente fazê-la de maneira equilibrada na maior parte do tempo.

Isso não implica que o diabético não possa nunca comer uma pizza, massa, doce e etc.

Na realidade a recomendação é o equilíbrio. Ele é quem vai te trazer a qualidade de vida, e a liberdade para sair da “rotina” de vez em quando e comer o que tem vontade, sem que a sua saúde seja prejudicada.

Atividade física: A atividade física é importante para todas as pessoas, e em especial para os diabéticos.

A atividade é fundamental para manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados e afastar o risco de ganho de peso.

Porém, no caso de diabetes, é necessário tomar alguns cuidados como medir o índice glicêmico antes de iniciar os exercícios.

O Vencendo a diabetes funciona muito bem para o tipo 2, e é fundamental tomar esse cuidado, pois não é recomendado iniciar atividade com a glicemia baixa. Isso pode ocasionar uma crise hipoglicêmica.

Da mesma forma, também não é indicado iniciar prática física com índice glicêmico muito alto.

Consumo de bebidas alcoólicas: O consumo de bebida alcoólica deve ser evitado. E quando ocorrer, nunca se deve ingerir álcool de estômago vazio, visto que pode ocasionar a queda da taxa glicêmica.

Consulte sempre um oftalmologista:

Os diabéticos tem a córnea mais sensível, pois não tem a aderência que se encontra em pessoas não-diabéticas.

Por isso, o diabético está mais propenso a ter problemas de visão do que as outras pessoas.

 

Controle do estresse:  Pesquisas apontam que pessoas com diabetes tem maiores chances de desenvolver estresse e depressão.

Isso ocorre porque existe a preocupação de controlar a glicemia, aplicar insulina, monitorar a saúde num todo.

E a ansiedade faz com que essas pessoas naturalmente se tornem mais preocupadas a ansiosas, o que as faz tomar menos cuidado com os níveis de açúcar no sangue.

Todavia, é necessário tomar cuidado com a saúde como um todo. A diabetes é uma doença que pode ser controlada com tranquilidade, desde que o paciente tenham paciência e disciplica.

Para quem tiver diabetes, recomendo conhecer o programa diabetes controlada do dr rocha, que é um programa muito completo e útil para diminuir os efeitos da diabetes.